Você sabe o que é Gluten Free?

Confira abaixo todas as informações que você precisa saber.

O que é Glúten?

É a proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Cerveja, pães, bolachas, bolos, salgadinhos, pizza e massas são os alimentos carregados de glúten. No entanto, há outros alimentos que contém glúten de maneira não tão óbvia, como por exemplo, alguns temperos.

Por que não consumir glúten?

Uma dieta livre de glúten pode ser adotada por opção, no caso de dietas com objetivo de controle de peso e alívio de sintomas ou por determinação médica frente a um diagnóstico. No caso dos celíacos, a dieta livre de glúten é o único tratamento disponível, atualmente, para o controle da doença celíaca. Porém, estudos mostram que é possível obter benefícios com uma dieta livre de glúten para o alívio sintomas como fadiga, irritação gastrointestinal (gases, inchaço, diarreia, vômitos, refluxo, queimação e prisão de ventre), incapacidade de se concentrar, dores de cabeça (inclusive enxaquecas), ganho ou perda de peso, depressão, problemas respiratórios, dores nas articulações, ossos e músculos, entre outros.

Mas, o que é doença celíaca?

A doença celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, que surge em pessoas com predisposição genética para ela. O glúten provoca lesões na mucosa intestinal e, com isso, prejudica a absorção de nutrientes e causa uma série de reações adversas. Essas reações incluem sintomas gastrointestinais (dores e distensões abdominais, prisão de ventre ou diarreia, gases, náusea, vômito, perda ou ganho de peso) e sintomas não gastrointestinais (fraqueza, deficiência de vitaminas, variações de humor, infertilidade, irregularidade menstrual, osteoporose precoce, perda de cabelo e muitos outros). O único tratamento que leva a recuperação da mucosa intestinal e assim, a melhora dos sintomas, é a dieta livre de glúten.

Contaminação cruzada. O que é isso?

A contaminação cruzada é a questão mais séria que envolve a doença celíaca após o diagnóstico e o início da dieta livre de glúten. Contaminar-se, no universo do celíaco, significa comer glúten escondido, sem saber que estamos comendo. Ora, mas como isso pode acontecer? Por meio do óleo onde são fritos alimentos com e sem glúten, compartilhamento de margarinas, geleias e torradeiras (onde encontram-se migalhas de pão), cozimento no mesmo forno ao mesmo tempo de alimentos com e sem glúten, uso de utensílios e eletrodomésticos para alimentos com e sem glúten, manipulação de farinha de trigo, que permanece no ar por até 24 horas, em ambientes que são produzidos alimentos sem glúten, maquinários onde são processados alimentos industrializados com e sem glúten, além de poder ocorrer também pelo beijo na boca de uma pessoa que ingeriu cerveja, por exemplo. Essas são algumas formas de contaminação cruzada, que oferece riscos a saúde do celíaco. Seja cuidadoso e fique atento!

O que é Glúten Free?

São alimentos que não possuem glúten em sua composição. Indicados especialmente para pacientes com doenças celíacas e para pessoas que querem manter melhores qualidades de vida na ingestão de alimentos com glúten. A Dieta do glúten para o organismo propicia redução de componentes que favorecem o ganho de peso, auxiliando no emagrecimento.

Material organizado por Blog Sem glúten, por favor!
Fonte: ACELBRA/RJ e Livro Vivendo sem glúten

ENCONTRE NOSSOS PRODUTOS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Será um prazer atendê-lo.

Se preferir, utilize qualquer um dos canais abaixo:

Telefone: (16) 3329-3575
E-mail: faleconosco@mrpremium.com.br

Endereço:
Av. Luiz Galvão Cesar, 1439 – Planalto Verde
14057-000 – Ribeirão Preto-SP

Envie a sua mensagem